Imagem capa - Origem do buque da noiva por Guilherme Gonçalves
pre weddingCasamento

Origem do buque da noiva

Olá noivinhas...
 
 Quero compartilhar com vcs 3 histórias curiosas sobre a origem do bouquet de noiva, talvez algumas de vcs conheçam estas histórias. Espero que gostem é com muito carinho que escrevo para vcs.. Um beijo!!!
 
 


-  O casamento é um dos momentos mais mágicos na vida de uma mulher, e o Bouquet de Noiva é um dos itens mais importantes neste dia tão especial. 

Mas qual a origem do Bouquet de Noiva? Onde e como surgiu esta bonita tradição, onde a noiva leva em suas mãos até o altar, um belo arranjo de flores? Muitas são as teorias acerca da origem do Bouquet de Noiva, a primeira e talvez a menos conhecida conta-nos que a tradição surgiu na Antiga Grécia, onde no dia do casamento a jovem deveria oferecer flores num ritual em honra a deusa Hera, a noiva de Zeus.

- Já na Era Medieval, alguns historiadores citam que era tradição na França a jovem percorrer a pé as ruas da vila a caminho da igreja, e durante este trajeto os moradores da vila ofereciam flores para que a noiva tivesse sorte e felicidade;  ao final da caminhada e já a porta da igreja, a noiva tinha formado em suas mãos um belo bouquet de flores!           - Outra teoria acerca da origem do bouquet de noiva e esta talvez seja a mais surpreendente de todas, não pelo romantismo, e sim pelo inusitado motivo,era de que nos séculos XVI e XVII, os hábitos de higiene eram raros e o primeiro banho do ano era tomado apenas em maio, em meados da Primavera (Hemisfério Norte). Sendo assim as moças que iam se casar marcavam a data para o mês de Maio, já que nesta altura ainda se encontravam em boas condições de higiene devido ao primeiro banho do ano. As flores eram as aliadas da noiva para “espantar” ou “disfarçar” algum mal odor exalados de algumas partes do corpo; ao carregar as flores até o altar as noivas ficavam “protegidas” para que o noivo não sentisse algum cheirinho menos agradável.  

Felizmente nos dias de hoje, o bouquet  de noiva é um bonito adorno que a noiva carrega até o altar e que tem a função de embelezar e enriquecer ainda mais este dia inesquecível!
 

 
 Para finalizarmos, o ato de jogar o bouquet foi difundido na França, durante o século XIV e tinha como objetivo transmitir sorte à moça solteira que tivesse a sorte de o apanhar. O gesto de atirar o bouquet surgiu para evitar que as moças solteiras arrancassem pedaços do vestido da noiva, para terem boa sorte.